Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Prece pelos Antepassados Desencarnados 

Deus clemente e misericordioso, que vossa bondade se estenda sobre todos os Espíritos que se recomendam às nossas preces e especialmente os dos que foram  meus antepassados nesta vida terrena.

Sei, Senhor,  que é apenas temporária a nossa separação e que, por mais longa que me possa parecer, a sua duração nada é em face da ditosa eternidade que Vós  prometeis  aos vossos escolhidos. Que a vossa bondade me preserve de fazer o que quer que retarde esse desejado instante e me poupe assim à dor de  não os encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.  Permiti, Deus de Amor,  que os bons Espíritos lhe levem as minhas palavras e o meu pensamento.


Bons Espíritos, que tendes no bem sua única ocupação, rogai comigo para alívio deles. Fazei luzir aos seus olhos um raio de esperança, e que a Divina Luz os ilumine quanto às imperfeições que os afastam da morada dos felizes. Abri seus corações ao arrependimento e ao desejo de se purificarem para apressar seu adiantamento. Fazei-os compreender que, por seus esforços, podem encurtar o tempo de suas provas.

Que Deus, em sua bondade, lhes dê a força de perseverar em suas boas resoluções!

Possam ser contadas em seu favor as provas pelas quais passaram na Terra, e as nossas preces abrandar e abreviar as penas que ainda tenham de sofrer como Espíritos!

Que estas palavras benevolentes possam suavizar suas penas, ao lhes mostrar que há na Terra seres que deles se compadecem e que desejam sua felicidade.


Queridos ancestrais,  Oh!,  quão doce e consoladora é a certeza de que não há entre nós mais do que um véu material que vos oculta às minhas vistas! A certeza  de que podeis estar aqui, ao meu lado, a me ver e ouvir . A certeza de que não me esqueces, do mesmo modo que eu   não vos esqueço; de que os nossos pensamentos constantemente se entreluzam e que os vossos  sempre possam  me acompanhar, socorrer  e amparar.
Não podemos ir onde vós vos achais, mas vós podeis vir ter conosco. Vinde,  pois, aos que vos amam e que vós amastes; amparai-os nas provas da vida; velai pelos que vos  são caros; protegei-os, como puderes; suavizai-lhes os pesares, fazendo-lhes perceber, pelo pensamento, que sois mais ditoso agora e dando-lhes a consoladora certeza de que um dia estaremos todos reunidos num mundo melhor.
Que a paz do Senhor seja convosco! 


Nós vos rogamos, Senhor, agora, para espalhar sobre todos os que sofrem, seja no espaço, como Espíritos errantes, seja entre nós, como Espíritos encarnados, as graças de Vosso amor e de Vossa misericórdia.

Que Vossa clemência se estenda sobre todos os que não puderam resistir às suas más inclinações e que ainda são arrastados pelo caminho do mal. Que vossos bons Espíritos os envolvam; que vossa luz brilhe aos seus olhos, e que, atraídos por vosso calor que reanima, venham se curvar a vossos pés, humildes, arrependidos e submissos.

Deus de Misericórdia, que aceitais o arrependimento sincero do pecador, encarnado ou desencarnado, apresento-vos os Espíritos daqueles meus ancestrais que tinham prazer em praticar o mal, mas que reconhecem seus erros e entram no bom caminho.

Dignai-vos, meu Deus, a recebê-los como um filhos e filhas pródigos e perdoar-lhes.

Nós vos pedimos igualmente, Pai de Misericórdia, por aqueles nossos antepassados e familiares que não tiveram forças para suportar suas provas terrenas.   Tende piedade desses servidores que abandonaram a obra antes do tempo.  Permiti ainda aos Vossos Bons Espíritos lhes trazer o alívio, as consolações e as esperanças no futuro.

Dignai-vos, Senhor, meu Deus, a acolher favoravelmente a prece que vos dirijo pelos Espíritos de todos os meus ancestrais. Fazei-lhes sentir Vossas divinas luzes e tornai-lhes fácil o caminho da felicidade eterna. Permiti que os bons Espíritos e levem até eles minhas palavras e meu pensamento. Que assim seja!





A prece é que santifica o ato da rememoração. Nada importa o lugar, desde que é feita com o coração. (Livro dos Espíritos — questão 323 )  
  
Os Espíritos sofredores esperam por preces e estas lhes são proveitosas, porque, verificando que há quem neles pense, menos abandonados se sentem, menos infelizes. Entretanto, a prece tem sobre eles ação mais direta: reanima-os, inspira neles o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação e, possivelmente, desvia-lhes do mal o pensamento. É nesse sentido que lhes pode não só aliviar, como abreviar os sofrimentos."
    Capítulo XXVII, item 18 "Da Prece pelos Mortos e pelos Espíritos Sofredores", da obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo. 

Esta prece pelos antepassados  mescla as preces 60,  63, 64, 65,  66 e 74  do  Capítulo XXVIII  'Coletânea de Preces Espíritas'  da obra
"O Evangelho Segundo o Espiritismo".