Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Início >   Subsídios > Orações, Hinos, Preces, Sutras, Serviços e Mantras pelos Ancestrais



Às memórias dos sacerdotes da nossa árvore

  • Monsenhor José Guimarães da Fonseca, exerceu o sacerdócio em Campanha e Três Corações, MG)

  • Cônego Antonio José da Silva,  o Vigário Silva exerceu o sacerdócio em Uberaba, MG

  • Padre Manuel Joaquim da Silva Guimarães Araxá, exerceu o sacerdócio em Araxá
    (cidade que tomou como sobrenome para não ser confundido com um outro, baiano, Manoel Joaquim Guimrães) e Uberaba,MG;  Santo Ângelo, RS; Rio de Janeiro, RJ; capelão do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai.




que suas almas tenham a paz e o descanso entre os resplendores da Luz Perpétua. Assim seja! 


O culto doméstico, culto dos ancestrais ​​ou — como preferem alguns antropólogos atuais — a veneração aos antepassados ​​é uma prática piedosa comum a várias religiões ocidentais e orientais, cuja origem perde-se na bruma dos tempos, estando assentada muito provavelmente ainda na pré-História da humanidade. 

É uma forma de religiosidade que apresenta significativa importância antropológica por estar presente em muitas culturas. Embora possa não haver  envolvimento direto de Deus ou deidades, a base  do movimento é a crença na pós-vida, na vida para além da morte, na sobrevivência da alma (ou do espírito) de cada ser humano. 

Embora possa não haver o envolvimento de Deus, de deuses ou de deidades, toda veneração aos antepassados têm como base a crença de que todos os mortos fisicamente  têm uma nova vida espiritual. 

Conforme cada crença, as almas (espíritos) nessa nova vida ou podem ser intercessores junto a Deus ou podem influenciar o destino dos vivos ou mesmo serem exemplos de vida para seus descendentes. Essa é a função religiosa.  

A função social ou não-religiosa  da veneração dos ancestrais é cultivar valores de parentesco, piedade filial, lealdade familiar (ou ao clã), honra à continuidade da linhagem familiar. 

Embora esteja longe de ter uma fórmula (e mesmo um objetivo) universal, a veneração dos antepassados ocorre em todas as sociedades,  com todos os graus de complexidade social, política e tecnológica, e continua a ser um componente importante para os seres humanos. 

Orações, Hinos, Preces, Sutras, Decretos e Mantras pelos Antepassados