Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

 Início >   Subsídios > Genealogia na Decoração 

Ideias para tornar a Genealogia
um forte elemento de decoração 

Quem disse que árvore genealógica é velharia?  Dezenas de decoradores,
arquitetos e artistas plásticos rebatem essa noção preconceituosa com muita originalidade. 
E integram fotos, nomes e datas à decoração.  Tudo de um jeito elegante, criativo e charmoso.  Inspire-se nas ideias e leia alguns depoimentos emocionantes. 


Faça você mesmo 



Sabe aqueles adesivos de parede que estão na moda e não são caros?  Este é um deles.  Eles são geralmente vendidos em quisques de shopping centers e pela internet. A árvore tem apenas um tom: marrom.
Todas as fotos foram colocadas em molduras pretas, não necessariamente em formatos idênticos  e penduradas de maneira a compor  a ancestralidade da proprietária. O gatinho preto, também auto-adesivo

Não exatamente uma árvore genealógica, mas um registro de pessoas numa época. A a pequena família deixa a marca de suas mãos.  Faça você mesmo:    a base é uma cartolina preta (melhor se for Canson Aquarela, também negro: 300 g/m²). Toda a família pinta mão em guache branco e "carimba". Depois é só esperar secar  e mandar emoldurar. O charme é dado pelo   passe-partout branco! 



Nesta proposta, a árvore foi pintada a nanquim na parede, pela filha da proprietária.  Depois, as fotos foram organizadas geneaogicamente, mas em grupos familiares. 



Também não é uma árvore,  mas ilumina a família!    Só dá certo se a cúpula do abajur for cilíndrica e lisa.  (Não dá certo com cúpula tipo chapeu-chinês.) As fotos não são as originais, foram novamente reproduzidas em papel fotográfico para que todas tivessesm a mesma textura e espessura. Foram fixadas com cola quente  na pistola. 


Nessa proposta, a genealogia não fica bem definida. Mas é uma  ideia quando não se tem a foto de todos os ancestrais.  Uma árvore em madeira pintada de preto, ao centro, é ladeada por fotos dos pais e avós, preferencialmente em casais. Quando não foi possível, arranjaram-se outras fotos.  O casal proprietário da casa  está sob a raiz.  



Pedindo ajuda de um artista 



Aqui, a proposta foi criar uma árvore genealógica verdadeira, com todas as fotos. Mas a árvore foi pintada por um artista plástico. (Clique para ampliar e ver os detalhes). 



Fotografias,  papel, tinta pigmentada, molduras de  quadros compõem o trabalho da fotográfa  Virginia 




A artista plástica Jan O'Neill projeta e customiza gráficos genealógicos com um visual bem contemporâneo. São 
árvores genealógicas não tradicionais que ilustram belamente as conexões familiares que nos fazem ser quem somos. 

Detalhe da árvore genealógica à esquerda, da artista plástica estadunidense Jan O'Neill. 
 1% do resultado de todas as vendas de Jan é doado para a Fundação  de Fibrose Cística dos EUA. 

* Publicado com autorização da artista. 

Fiquei interessada em minha própria história de família quando meu primeiro filho, Finley, nasceu. Como mãe recente, me senti  muito importante ao ocupar um lugar na grande fila de mães que vieram antes de mim. E nos momentos mais difíceis, foi reconfortante pensar que todas essas gerações de pais tinham criado filhos,  dia-a-dia, ano a ano, através de altos e baixos, e eles fizeram isso!  Como artista plástica,  vejo a árvore graficamente interpretar nossa história e funcionar como um lembrete emocional que temos sempre de cultivar sabedoria, humor  e recorrer às  experiência das gerações anteriores. 

Criar uma árvore de família é uma experiência profunda, que lhe permite sair de si mesmo e criar uma história maior.  Nessa concepção de modernos gráficos de genealogia , a minha esperança é que a sua história e as suas conexões  servirão como uma expressão muito pessoal de arte nas suas paredes e um que esse trabalho inspire  curiosidade, relembrando que sempre há muitas histporias a serem contadas. 


Jan O'Neill — artista plástica 
Site: My Tree and Me

F
acebook: Jan O'Neill - My tree and Me 


Desenhada pela artista plástica novaiorquina  Melinda Beck   esta árvore genealógica foi concebida num formato agradavelmente  simétrico para  informar de verdade os nomes dos ancestrais.   Os tons escolhidos — cinza e grafite — não interferem no resto da decoração e criam um  efeito plástico.