Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

 Início >   Subsídios  >   Constelações Familiares 

Psicogenealogia  
Genealogia na terapia familiar 

Impossível hoje falar de Genealogia e não se referir, ainda que de viés, pelas Constelações Familiares, aplicação prática da Psicogenealogia.

Desenvolvida por Bert Hellinger (psicoterapeuta e filósofo alemão) por meio da observação dos sistemas familiares, a Psicogenealogia é um método de análise da árvore genealógica por um prisma psicoterápico. Parte do princípio que a família transmite sobre os indivíduos padrões de comporatamento que podem se repetir nas gerações. Assim, é criado um 'inconsciente coletivo familiar' que pode interagir com o inconsciente pessoal, para o bem e para o mal. Um estudo aprofundado da própria árvore genealógica oferece a possibilidade de compreender até que ponto aquilo que se pensa, se sente, se deseja ou se vive, e os conflitos e as feridas que temos, podem estar entrelaçadas com o passado familiar, social, histórico ou um resíduo educativo.


Assim como médicos, geneticistas, biólogos, enfermeiros usam o Genograma para descobrir padrões de doenças ou de comportamentos, Bert Hellinger inventou uma nova apresentação de Genograma para estudar problemas psicológicos, afetivos, comportamentais dos pacientes,.


Bert Hellinger desenvolveu uma terapia cuja busca de cura está assentada naquilo que ele chamou de Ordens do Amor  Responsável, pois percebeu percebeu que a consciência pessoal se liga a três princípios essenciais. 

Pertencimento: Um princípio vinculador, que estabelece o pertencimento ao grupo. Ninguém pode ser excluído. Caso o seja, o Sistema exigirá compensações (daí os problemas familiares).

Equilíbrio entre Dar e Receber:

Um princípio de equilíbrio nas trocas, entre o dar e o receber. Se alguém recebe sem dar ou dá sem receber, o Sistema cobrará o equilíbrio (dai as desordens materiais e outras) . 

Hierarquia ou Prevalência:  

Um princípio de ordem ou hierarquia dentro do grupo familar. Os mais velhos e os que vieram antes têm preferência. Caso não a tenham, o Sistema expia a interferência dos menores e dos mais novos através do fracasso, da doença e de destinos difíceis.




Aqui,  abaixo, um artigo dos psicoterapeutas Fernando Abílio Gonçalves e Lílian Tescarolli sobre o tema.

"A Família é o principal sistema humano e possui
um campo de energia que contém registros"
 

por Fernando Abílio Gonçalves e Lílian Tescarolli (*)

O que é um Sistema 

Um Sistema é um agrupamento de elementos, coisas ou pessoas, ligadas ou vinculadas entre si sob a ação de um interesse, propósito ou força que os envolve.

Todos os sistemas, nos quais os seres humanos são elementos, têm estas características: família, amigos, clubes, associações, empresas, organizações, governo, universidades, etc.

A Família é o principal sistema humano, possuindo um campo de energia que contém registros, memórias, crenças, sentimentos, emoções e comportamentos dos seus membros, de forma consciente e inconsciente. Esses elementos são informações que podem ser transmitidas de gerações para gerações. Todos os sistemas, desde uma galáxia, um planeta até um grupo de trabalho, de amigos ou uma família apresentam "Leis" ou "Ordens" que os regulam e governam. Qualquer violação ou perturbação dessas ordens pode levar a conseqüências desastrosas  vida de organizações ou de indivíduos.

Os emaranhamentos revelados na constelação podem ter influencia importante sobre a saúde de uma pessoa, os relacionamentos afetivos, dificuldades com os filhos, problemas financeiros e/ou profissionais e atitudes negativas diante da vida.

Esse método de trabalho oferece com clareza, uma imagem bastante concreta do que são os emaranhados que estão criando as barreiras ao livre fluxo do desenvolvimento pessoal e corporativo, permitindo fazer escolhas mais conscientes e tomar decisões mais seguras.

Modalidades da Constelação Sistêmica

1. Constelação Sistêmica Familiar - Neste trabalho o foco é a família como referência para o cliente,  para quem  se verificam os emaranhamentos, as interferências, buscando-se ressignificar a história e liberar o fluxo energético da vida. As questões pertinentes nesse trabalho estão relacionadas aos vínculos com pai e mãe, avós, irmãos ou entre os antepassados e até entre pessoas fora da família, mas vinculadas ao Sistema Familiar. 

2. Constelação Sistêmica Organizacional - As questões são diferentes como, por exemplo, dinâmica de empresas familiares e sucessão, gestão de crises, ordem e hierarquia, dinâmica do relacionamento das equipes, estratégias de crescimento e expansão do negócio, gestão da mudança em cenários transitórios, contratações e demissões, mudança de liderança ou remanejamento de cargos, escolha profissional e de carreira e muitas outras questões.



Genograma Médico Psiquiátrico 


Genograma de Constelação Familiar 


(*) Fernando Abílio Gonçalves 
Psicólogo e Psicoterapeuta Corporal formado pela Universidade de Brasília - UnB-DF - 1993
• Especialista em Psico-Oncologia pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Psico-Oncologia
• Formação em Administração de Recursos Humanos pela FGVSP
• Formação em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae-SP
• Formado pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo DEP-SP Master Coach Senior pelo BCA
• Formação em Constelações Sistêmicas – Renato Shaan Bertate (Brasil) Guni-Leila Baxa (Áustria), Christine Essen (Áustria), Karin Schöeber (Áustria), Svenja Wachter (Alemanha).
(*) Lílian Tescarolli
Mestre em Psicologia pela USP-SP
•Psicóloga Clínica pela Universidade São Marcos-SP - 1990
• Especialista em Psicologia Junguiana e Psicoterapia Corporal
• Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae.
• Professora Universitária desde 1996
(Santa Casa-SP; FGV-SP; UNIBAN; UMC)
• Especialista em Orientação Profissional e de Carreira
• Formada pelo Pathwork® do Brasil
• Formada em Constelações Sistêmicas
Renato Shaan Bertate (Brasil), Guni-Leila Baxa (Áustria), e Formação Internacional – Conexão Sistêmica.