Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Início >  Sua Pesquisa > Usando o Pinterest na Genealogia

Use o Pinterest para 
registrar sua pesquisa

Você já pensou em usar Pinterest para apoiar sua pesquisa de genealogia e ahistória da família?  

Pinterest tem algumas vantagens. A primeira é que é absolutamente gratuito. E isso não é pouco.  


Pinterest dá-lhe um lugar para organizar suas informações iconográficas e documentais. Evidentemente, não se trata de um programa específico para genealogia. O que é legal é que serve como disco virtual (assim como Google Drive, Dropbox ou Microsoft One Drive) com a vantagem de você visualizar o material e compartilhá-lo de maneira muito mais rápida. 


Você pode usar o Pinterest como motor de busca de imagens online. Funciona muito bem (às vezes até melhor) que o Google Images, Bing Images ou Yahoo Images. Uma vez que você digitou uma palavra para ser buscada, os resultados são exibidos como imagens e fotos. Isto pode ser muito útil para aqueles que fazem genealogia.  


É uma ótima maneira de organizar as fotografias de família e documentos encontrados na internet. Você pode salvar por temas, pastas, álbuns.


Você não precisa mais salvar fotos antigas da família para o seu computador e depois perder todo o trabalho quando o computador “dá um pau”.  Você as terá para sempre. Basta criar uma conta com um mail permanente. 

Nunca mais se esquece de fonte (origem) de uma foto. Pois registra isso uma única vez.  E lá fica... 


Além disso, como um bônus adicional, o link para o documento e foto de família é fornecido e você pode facilmente compartilhar com a família!  


Com a assistência do Pinterest, você pode simplesmente compartilhá-los através de um "pin".  


Pinterest permite que você se conecte com os membros da família de maneira rápida e por assunto.  


Outras pessoas (da família ou não) podem encontrar seus ‘pins’ (imagens) por meio do botão de pesquisa Pinterest.  Essas imagens podem ser fotos, mapas, documentos, cartas, manuscritos etc.  


Pinterest também permite organizar e guardar as imagens e documentos que você encontrar online. E basta você “pinar”. Nunca mais você vai perder aqueles documentos que viu e não achou mais...  


Basta fixá-los nos seus álbuns e o link é guardado junto com a imagem.



2 Dicas  de arquivamento 



 A maneira mais bacana que encontrei para organizar meus quadros (boards) é criar um para cada sobrenome de família pesquisada. Isso me ajudou a manter todos classificados, já que, infelizmente, O Pinterest não oferece um recurso de ordenação alfabética ou cronológica

Outro método útil é a criação de na quadro na "área de segredo" e fixar suas imagens nela. Depois, você dá um “re-pin” para novos quadros, agora visíveis, porém na ordem de sua preferência.    (MFAG)