Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Início >  Sua Pesquisa >  12 razões para fazer genealogia 

A genealogia é uma curiosidade para alguns, um passatempo para outros e uma obsessão para  os fanáticos. Aqui, alinhamos alguns dos motivos práticos, emocionais  e mesmo científicos que motivam
as pessoas a empregar seu tempo na pesquisa e descobeerta de seus antepassados. 

Validar Histórias de Família — determinar se as histórias de família sobre os seus antepassados são verdadeiras.


Entender um Evento histórico — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.


Explorar contribuição das famílias à construção do país — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra,  imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.  A Genealogia torna-se uma jornada emocional que usa da história e da ciência para revelar histórias familiares fascinantes. O passado de cada indivíduo vincula-se à história das famílias, que por sua vez vai se ligar à história da comunidade maior, revelando a rica tapeçaria cultural do Brasil.


Descobrir Pessoas famosas — desvendar  se sua família está relacionada com alguém famoso da história, das artes, dos esportes ou do mundo dos negócios. Ou famoso por pirataria, crime ou atividades fora da lei.


Subsidiar Ciências Sociais — investigar evoluções, comportamentos, hábitos que conferem subsídio acadêmico à História, Antropologia, Sociologia.


Documentar a História da Comunidade — Inserir a História da sua Família no patrimônio cultural da região. Ou seja conhecer a história da comunidade pela compreensão das famílias que ali deixaram suas balizas — modestas ou grandiosas.


Delinear Condições Médicas — avaliar o risco de contrair certas condições médicas que permanecem nas famílias.


Encontrar pais e filhos — determinar os pais biológicos de uma criança adotada e, em contrapartida, localizar crianças oferecidas à adoção.


Preservar tradições da família — preservar o conhecimento dos antepassados que contribuíram para as tradições da família: das receitas às celebrações, das preferências aos costumes. E ainda conceder às famílias que migraram para outro país a oportunidade de preservar um pouco da cultura de seu país de origem.


Reconectar-se com a família — encontrar e reencontrar parentes vivos.


Cumprir preceitos religiosos — satisfazer regras da religião adotada.  O exemplo mais evidente é o da Igreja Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), o batismo dos mortos.  Ou da Seicho-no-iê que faz preces diárias pelos ancestrais. 


 Criar um legado da família - Para cumprir o desejo de passar um legado para as gerações futuras. Conhecer a história e as lutas dos pais, avós, bisavós, tios e primos, após a sua morte. Ou seja, descobrir porque você é o que é.  Saber quem você é, comprovadamente, aumenta a auto-estima, a consciência de si mesmo enquanto ser humano, cidadão, agente da história. 

O que é a Genealogia 

Whakapapa dá sentido à vida maori

Genealogia [do grego: γενεά genea , "geração", e λόγος logos , "conhecimento"] —  também conhecida como história familiar —  é o estudo das  famílias e  a investigação de suas linhagens e histórias pessoais, interrelacionando-as com a História local ou nacional.


Entre os maori, o povo original da Nova Zelândia, o indivíduo é incentivado a  aprender o whakapapa  para descobrir quem ele é.  

Whakapapa significa  empilhamento e por extensão,  genealogia, linhagem, ou linha de descida.  Assim todos os maori têm de saber o seu  kauwhau, isto é traçar sua genealogia. 

Ele mea nui ki um tatau ō tatau whakapapa: Nossas genealogias são importantes para nós.




Parte do Whakapapa da tribo Marutūahu
Fonte conteúdo: http://maaori.com/whakapapa/