Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Início > Quem Somos > Sobre este site 

Brava Gente Brasileira une as grandes famílias 

por Maria Fernanda Alves Guimarães

Brava Gente Brasileira foi o título escolhido para este website porque meus ancestrais fincaram suas raízes aqui há muitos séculos.

A genealogia sempre foi parte da minha vida desde quando eu possa me lembrar das tardes vendo fotografias amarelecidas; das conversas com os mais velhos, contando sobre nossas origens; dos relatos na cozinha, enquanto cada uma (inclusive as meninas) tinham uma tarefa. Pertenço a um clã que muito se orgulha de suas raízes, dos entrelaçamentos de sobrenomes e da memória familiar.

Conte-se ainda que meu mapa astral tem Sol em Câncer, Ascendente em Libra e Lua em Libra, fui criada com gente que tem aspectos cancerianos fortíssimos  — com a devida licença aos parentes que não acreditam num pingo de astrologia e (sei disso!!!), com o apoio total dos que me ensinam sobre o assunto.

Além desse aspecto cósmico, tenho uma tia especialíssima: a Bebel. Ela nos ensinou a amar a arte da preservação da memória da família. Claro que nenhum de seus sobrinhos faz isso com a perfeição dela. Mas foi ela que começou a nos empurrar a passar a árvore a limpo, ainda à mão  e depois de 1985, quando comprei meu primeiro computador (um MSX), os dados eram lançados em planilhas. Depois tive um 386. Foi quando a prima Maria Lúcia Machado Pascoal trouxe da França o primeiro software de genealogia que eu vi. E lançamos alguns dados. 

Mais tarde, conheci o Personal Ancestral File e muitos outros progrmas. Já passei muitas tardes com minha tia Isabel, minha mãe, Lívia, e a prima Maria de Lourdes Senna Machado, a Delu,  completando nomes de todo mundo, com os  respectivos nascimentos, as datas de casamento e falecimento. 

Os gracejos, as pequenas discussões, as risadas, até as observações mordentes, também as piadas e as polêmicas e mesmo os arpejos e dedilhados, tudo soa na minha memória como traço identificador das pessoas daquele grupo: todas portadoras de um DNA visível e ambulante.

Quando criei o site, no final de 1999, inicialmente seria apenas uma página pessoal que serviria de assinatura para  minha participação em listas de discussão genealógica no Brasil e em Portugal.  Essa página chama-se  hoje Famílias Pesquisadas

É por isso que o link  Árvore Genealógica parte da minha pessoa, incluindo  (evidentemente!) meus quatro costados, isto é todos os meus quatro avós e os respectivos ancestrais de cada lado. 



Como uns primos são parentes de uns, mas não de outros, e alguns são também de uns e de outros, uma parte se confundiu e outra se ressentiu porque a árvore partia de mim. É verdade que a maioria não reclamou de nada!!!   Para todos, repito minhas desculpas e explicações: a pagineta pessoal do começo apenas apoiava a participação em listas de genealogia.

Mas justamente porque  somos mesmo um clã que a antiga pagineta foi muito visitada por todos os parentes que estão empenhados na grande pesquisa e atualização da nossa árvore. Muitos se entusiasmaram e começaram a mandar sugestões. Orgulho-me imenso da participação ativa de tanta gente!

Depoisda web 2.0, as primas Suely Guimarães (do ramo dos Oliveira Guimarães) e a Maria Lúcia Fonseca Finamor (do ramo dos Fonseca) os unimos para dar um upgrade na árvore. Passamos dias e dias preenchendo dados, coletando informações, visitando cartórios e parentes. Demos uma boa adiantada na atualização de dados usando o My Heritage. Foi assim que os primos Francisco de Andrade Machado Filho e Raul Sampaio de Almeida Prado (ambos do ramo dos Alves e Gonçalves Machado) assumiram também a tarefa. 

Uma  árvore nunca se completará. Pois uns nascem e outros morrem. Além disso, sempre se descobrem mais ancestrais...  Espero que meus descendentes continuem esse trabalho que se originou, na verdade, por meus ancestrais. 

A maior parte das datas está comprovada por certidões.  Outras foram retiradas de Bíblias, de livros de orações e de cadernos de anotações escritos  numa caligrafia perfeita.  Se houver necessidade de correções, estamos sempre abertos. 

Os que forem herdeiros de documentos importantes como certidões, diplomas, títulos de comendas e condecorações podem colaborar e muito com este site, mandando, pela net, a imagem escaneada ou uma fotocópia via Correio.

Porque as crianças e adolescentes da família também passaram a consultar o site para fazer seus trabalhos escolares de genealogia, surgiram os links Genealogia para Crianças e Genealogia para Adolescentes.

E agora o website já está deste tamanhão porque, reitero, integro um clã que se orgulha verdadeiramente  de suas raízes e de seus valores familiares. Curiosamente, a maior parte acaba se casando com gente que também preserva ou assume esses valores...  E que assim seja.



Santana de Parnaíba, SP, novembro de 2000

revisto em

Ubatuba, SP, janeiro de 2012


Aparência do site Brava Gente Brasileira, quando foi aberto em 1999,
ainda no útil (e já extinto) Geocities 
Construído no Yahoo Sites, hoje não funciona nos nevegadores contemporâneos. 


Aparência do site Brava Gente Brasileira em abril de 2002
quando foi criado o domínio www.bravagentebrasileira.art.br