Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião



A televisão chegou a Brasília no exato dia da sua fundação: 21 de abril 1960 com a TV Brasília, retransmissora da Rede Tupi no canal 6, a TV Alvorada, retransmissora da TV Rio no canal 8, e a TV Nacional, do Governo Federal, no canal 3. 

Em  1960 já havia no Brasil 621.919 televisores, multiplicando por mais  de 600 o número de televisores existentes em 1950, quando a televisão surgiu no Brasil. No mundo, no mesmo ano, havia cerca de 100 milhões de aparelhos de TV. 



A data de fundação da Novacap, Brasília, foi marcada para 21 de abril de 1960. 21 de abril é Dia de Tiradentes. 

Neste mesmo dia de 1960 era fundadas três emissoras na Novacap:

  •  TV Alvorada (Unidas) 
  •  TV Nacional (do governo), todas fundadas na 
  •  TV Brasília, dos Diários Associados,  que fez uma grande cobertura da inauguração da Novacap, com a  primeira transmissão em rede experimental. 

E deu certo, apesar de algumas imagens tremidas!

Funcionava assim:  antena da TV Brasília transmitia para  três  aviões,dois  da FAB e um da VASP:  um link aéreo perfeito! Os aviões geravam sinal para a TV Itacolomi (Associados - Belo Horizonte) para uma outra antena por terra, que geraria para TV Tupi-Rio, que mandava para uma antena na Serra do Mar, que distribuiria para a TV Tupi de São Paulo, que mandava o sinal para o resto do Brasil...

Quem conta essa história é Protógenes Fonseca Guimarães que aos 26 anos era um dos técnicos no avião da VASP.