Brava Gente Brasileira

Genealogia no Brasil   |   bravagentebrasileira.genea@gmail.com

Mapa do Site: navegação

Foto da família em toalhas!

Tenha um jogo de toalhas totalmente personalizado com a foto da sua família!   Você pode mandar imprimir  uma foto da família recente e/ou de seus ancestrais. Pode ter uma toalha com a foto de cada um de casa. O que você quiser!  Enxugarte

12 razões para genealogizar

  1. Validar  histórias de família — determinar se as histórias de família sobre os seus ancestrais são verdadeiras.
  2. Compreender um fato da História  — obter melhor compreensão do envolvimento de um ancestral em um fato histórico.
  3. Explorar a contribuição das famílias à construção do País — pesquisar a resiliência das famílias que sobreviveram às vicissitudes de guerra, imigração, pobreza ou escravidão; estudar o sucesso na integração além das fronteiras raciais ou nacionais; investigar conquistas empreendedoras: comerciais, agrícolas, educacionais, industriais etc.
                                                    Leia mais 

Aviso Importante

Os editores deste website não fazem pesquisa genealógica para terceiros. Mas têm muito prazer em compartilhar o que aprenderam ao longo de suas pesquisas dentro e fora da Internet. Daí a razão deste site!



Voltar a Home Page

O que é Genealogia?

Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem, dinâmica e evolução, descrevendo a sucessão de gerações, em sentido ascendente ou descendente. Sempre que possível, o estudo traça os dados vitais e  as biografias dos seus membros. Portanto, Genealogia estuda a história das famílias.

Embora seja ciência auxiliar da História,  sua importância reside na descrição de indivíduos, independentemente de suas relevâncias.  Isso porque todos esses indivíduos construíram suas vidas inseridos na sociedade a que pertenciam e vivenciando a mentalidade de suas épocas.   


O que não é Genealogia............

Genealogia, enquanto estudo social,  não é investigação genética, não é ensaio de proselitismo religioso, não é descrição de mitos e não é foco
de arbitragem moral. É História das Famílias... 

Saiba mais 

Álbum de Família

Compartilhe e Interaja

     

Site premiado


Oportunidade


 *   *   *   




Dicas de Ocasião

Início >  Links > Programas & Aplicativos 

Muitos milênios antes de existir computador, os seres humanos  faziam pesquisa genealógica. Os programas ee generalogia trouxeram grande apoio metodológico à pesquisa. E a Internet facilitou ainda mais com o intercâmbio de dados e informações entre miçhões de pesquisadores em todo o mundo. 

Escolha bons aplicativos e programas para acelear seus registros em genealogia. 

 

O que é um software genealógico 

Como escolher seu programa 

Um software de genealogia é um programa de aplicação capaz de dar apoio metodológico à pesquisa da história da família através de um computador. Assim, ele deve registrar, preservar, organizar, exibir e publicar informações genealógicas.



Com tanta oferta de programas genealógicos — residentes e online, pagos e gratuitos —, é fácil se  perder na hora de escolher com qual deles a gente vai montar a árvore da  família. 

Aqui, mais do que saber quais e tais programas existem, você vai conhecer os critérios essenciais para se adotar um programa. 


Foi-se já o tempo em que os pesquisadores de Genealogia preenchiam à mão fichas de grupos familiares, gráficos de costados, gráficos de linhagem.  Numerar à mão as fichas ou as personagens da árvore é um trabalho árduo.  

  • Por exemplo, o sistema Ahnentafel (tabela ancestral, em alemão)  tabula a ascendência de um indivíduo por geração em formato texto ao invés de montar um esquema de árvore genealógica. A Ahnentafel Global dá mais informações do nome, data e local de nascimento, batismo, casamento, morte e sepultamento. Completa o histórico pessoais para cada pessoa, bem como notas de rodapé citando a fonte de documentos utilizados para comprovar que é afirmado .

  • Outros sistemas de notação genealógica manual, quase em desuso, podem ser lidos aqui  no site da família Assis Brasil. 

Apesar de muitos pesquisadores ainda gostarem da atividade manual,  é quase impensável ter anotações imensas feitas à mão. Hoje,  o mais elementar dos programas informatizados de genealogia facilita  esse trabalho.




Agora, esse processo é muito mais fácil. Você vai selecionar um programa de computador projetado especificamente para organizar suas informações de família, agora e no futuro...


Primeiro saiba o que é... 


Os programas e aplicativos de genealogia — assim como outros — são basicamente divididos em quatro categorias que se mesclam entre si. 

Programas Residentes: que estão baseados no seu computador, logo trabalhando no seu ambiente de trabalho. 

Programas de Nuvem (In Cloud): são baseados na web, ou seja o armazenamento, a memória e o calculo estão instalados em computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, daí a expressão "na nuvem". Os dados e o programa podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Programas na Web:  funcionam como rede social. Nestes programas, que também são na nuvem, a interligação entre os usuários é a chave do sucesso, pois diversos individuos podem trabalhar num mesmo projeto simultaneamente.

Programas Mistos: funcionam na nuvem, como rede social, mas têm aplicativo (programa) que pode ser residente, para você trabalhar sozinho, mesclar e interferir na árvore de forma mais independente. 




Mas com tanta oferta de programas genealógicos — residentes e online, pagos e gratuitos —, é fácil se  perder na hora de escolherem qual deles a gente vai montar a árvore da  família. 

Aqui, mais do que saber quais e tais programas existem, você vai conhecer os critérios essenciais para adotar um programa. 

Assim, não interessa se é programa residente ou online, público ou privado, gratuito, parcial ou pago. 

O programa que você vai selecionar deve ser capaz de fazer, mínima e satisfatoriamente,
as  seguintes tarefas: 

  • Importar e exportar arquivos Gedcom (ver abaixo o que é se você não sabe) 


  • Possuir uma interface gráfica (interação entre o usuário do computador) intuitiva. 

  • Facilitar a digitação de informações das pessoas envolvidas.


  • Registrar os dados essenciais de uma pessoa: nome completo, sexo, data e local de nascimento, data e local de morte; data e local de casamento; variações do nome na grafia ou na composição. 


  • Oferecer possibilidade  de ligar as pessoas na árvore por diversos níveis de parentesco.  


  • Registrar essas  relações de parentesco ou conjuugais  em conexão: marido-mulher, pai, filho, irmão ou irmã, avós, bisavós, tios, tios-avós, primos, etc. e calcular o grau de parentesco 

  • Permitir  tantas notas quantas forem  necessárias. 


  • Dispor de um campo para nome alternativo, com o "nome de casado", ou "conhecido também como", "apelido", apodo" etc. 


  • Oferecer campos para registro de fontes dessas informações: documentos, certificados, depoimentos, fotos, citações, textos.


  • Anexar  (subir)  arquivos multimídia: fotos, áudio, vídeo.


  • Dispor  de ao menos um campo para subir uma ilustração, a foto da pessoa, por exemplo.


  • Pesquisar as pessoas registradas (inputed/ entradas) no banco de dados.


  • Baixar  e subir arquivos genealógicos, o que vale dizer: aproveitar e compartilhar informações de e com outros pesquisadores.  Por isso,  o formato informatizado deve ser o  Gedcom


  • Exportar e/ou importar de dados genealógicos de comunicação e armazenamento de dados no formato GEDCOM.

  • Mesclar e gerir esses dados em arquivo GEDCOM. 

  • Visualizar a árvore da família na tela do computador e possibilidade de impressão em outro suporte (papel) , de maneira gráfica ou de modo ascendente.


  • Gerar ao menos algum tipo de gráfico de visualização da árvore.


  • Gerar  um ou vários tipos de gráficos de linhagem, relatórios do tipo Ahnentafel ou de outro sistema de notação genealógica.


  • Listar  s indivíduos que estão na árvore.


  • Conter ao menos um campo ou espaço — isso é importante — que permita anotar perguntas, dados a investigar, dúvidas e tarefas a fazer.


  • Capacidade de transformar todos os dados lançados  num sistema lógico que possa ser impresso. Isso significa que você vai ter aqueles mesmos gráficos de linhagem e grupos familiares que antes eram feitos à mão, com uma aparência profissional, que pode até virar um livro. 

Outras opções bacanas que o software pode oferecer  

Opcionalmente, o programa pode oferecer recursos adicionais  interessantes para aprofundar a investigação genealógica. 

  • Armazenar dados de contato ou localização com as pessoas citadas na árvore ou eventos.

  • Incluir campos adicionais relevantes para determinadas religiões, especialmente para aquelas em que o estudo genealógico faz parte da doutrina ou é importante sob o ponto de vista espiritual.


  • Apresentar movimentação demográfica e geográfica dos membros da árvore


  • Ofercer uma agenda para lembretes de aniversários natalícios, de casamento, falecimento  e celebrações  



O que é Gedcom 


GEDCOM é um formato informatizado de armazenamento de dados genealógicos que  permite o cruzamento de dados entre diferentes programas s genealógicos.  Afinal, a troca de dados é essencial na genealogia. 

Na prática, "Gedcom" está para os programas genealógicos como o formato "doc" está para os softwares editores de texto e "jpg" para os sistemas que editam  imagens.

Quando duas pessoas têm o mesmo software de genealogia, basta enviar uma genealogia num backup de arquivos.  Quando as duas pessoas  não têm o mesmo software, uma delas utilizará o "Exportar um Gedcom" .

Seu parente poderá,  portanto, consultar a sua genealogia e, especificamente, os ramos comuns a ambos nos seus arquivos genealógicos. 

Como exportar  um GEDCOM?
No seu software de genealogia, você exporta
seus formatos de arquivo GEDCOM  com
extensão ".ged".   Por exemplo "familiasilva.ged". 

Para exportar, vá em Arquivos (Files) e clique em Exportar (Export). Salve com o nome que desejar, exemplo: familiasilva  ou silva1